domingo, 10 de março de 2013

Texto Explicativo - Crenças em fantasmas



Texto Explicativo - Crenças em fantasmas

Fantasmas geralmente são descritos como: meio transparentes, em forma de neblina, sombras ou emanando uma cor prateada. Algumas vezes manifestam-se visualmente de forma clara ou através de diferentes fenômenos como movimento de objetos, barulhos entre outros, que pressupostamente não possuem uma explicação natural.

No Ocidente aqueles que acreditam em fantasmas sustentam que eles são almas que não conseguiram encontrar descanso depois da morte, e consequentemente estão aprisionadas na Terra. A inabilidade de encontrar descanso é geralmente explicada como algumas responsabilidades não resolvidas, como a vítima que busca justiça ou vingança após sua morte. Criminosos geralmente são descritos como almas penadas que querem evitar Purgatório ou Inferno. E muito fortemente em casos de suicídio por amor não correspondido, onde o falecido busca proteger ou assombrar quem o atormentou tanto em vida, rejeitando os seus sentimentos mais profundos.

Acredita-se que fantasmas residem no Limbo, uma região que de acordo com a não ortodoxa doutrina Católica, é localizado entre o Céu e Inferno aonde as almas de crianças que não foram batizadas encontram-se.

Na China, muitas pessoas acreditam na reencarnação. Fantasmas são almas que recusam 'reciclar-se', porque eles têm negócios não terminados, similar a crença ocidental. E dito que Exorcistas podem auxiliar um fantasma a reencarnar-se ou eliminar completamente sua existência. Nas crenças Chinesas, um fantasma além de estar desencarnado pode também tornar-se imortal, um semi-deus, ou pode ir para o inferno e sofrer pela eternidade, ou ainda pode falecer novamente e tornar-se o fantasma de um fantasma.

Tanto o Ocidente como o Oriente compartilham algumas crenças fundamentais sobre fantasmas. Eles podem vagar por lugares aonde geralmente viviam, faleceram ou onde quem os atormento em vida estiver. Tais locais geralmente são conhecidos como assombrados; e os ciclos que eles movem-se denominados de "assombrações". Não possuem um corpo físico como os seres humanos, mas geralmente vestem-se com as roupas que eram vistos enquanto vivos.

Muitos casos são relatados por pessoas que causaram mal a alguém ou rejeitaram quem os amava. Onde quem sofria pelo mal ou pela rejeição, fica preso buscando se vingar, proteger (pois acredita que essa seja sua obrigação) ou simplesmente não quer sair de perto da pessoa amada, mesmo esta sendo o motivo da sua morte (no caso de suicidas). Essas pessoas normalmente são atormentadas por anos ou o restante da vida, tendo sonhos terríveis, ouvindo ruídos, sensações de angustia, sensação de frio (mesmo em dias quentes), vendo sombras, sendo sufocadas em suas camas enquanto dormem, objetos pessoais sumindo, animais próximos e plantas morrendo, entre várias outras situações angustiantes para quem ainda continua vivo.

Algumas pessoas relatam que foram assombradas por um desconhecido e somente quando deixam o local que o espírito acredita ser o dono tudo volta ao normal, pois o espírito acredita que tal local é o seu território e por ele se manifestará. Em casos de suicidas por amor, normalmente a pessoa que recusou o amor, acaba sendo assombrada pelo restante da sua vida, não importando onde ou com quem esteja, até que não suporte mais e acabe enlouquecendo ou cometendo o suicídio, pois com o tempo ela não será capaz mais de encontrar paz dentro de si mesma e irá começar a acreditar que é isso que ela merece por de alguma forma não ter feito nada para salvar quem a amava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário